Uma Introdução Básica de linguagem de programação

A linguagem de programação é um dos campos da ciência da computação. Enquanto a ciência da computação se refere ao estudo de aplicativos de computador, a programação de computadores lida com o básico de um programa de computador – como ele funciona, como é projetado, como é fixado e por quê. Se você planeja aprender a programar em breve, aqui está uma introdução aos tópicos de programação de computadores que você provavelmente encontrará:

Noções básicas de linguagem de programação

Como a maioria das disciplinas, você começará aprendendo os fundamentos da programação de computadores. Dependendo do seu instrutor ou currículo, você provavelmente conhecerá a história da programação e suas linguagens e descobrirá o que ocorreu ao longo dos anos por meio de uma linha do tempo.

linguagem de programação

Você também será apresentado aos conceitos básicos e teorias de programação e como eles evoluíram ao longo dos anos. Você poderá ver o quão rápido a programação progrediu ao longo dos séculos e aprender os desenvolvimentos significativos neste campo. Você também encontrará tópicos como hardware de computador, software, sistemas e linguagem. Você terá que aprender esses fundamentos para entender como sua área de especialização pode contribuir. Isso pode parecer muito problemático, mas, na verdade, você precisa ter uma boa experiência no progresso da programação para ajudar a ter uma boa compreensão de seus fundamentos.

Software de computador na linguagem de programação

O resultado de todo o seu trabalho duro é, na verdade, o software do computador, portanto, espere que este tópico seja incluído em seu curso introdutório. Alguns dos tópicos que você encontrará neste assunto incluem software de aplicativo, software de programação e software de sistema. Durante as aulas que tratam desses assuntos, você aprenderá a usar ferramentas de programação, sistemas de gerenciamento de banco de dados, montadores, depuradores, editores de texto e código-fonte e afins.

Programação

Finalmente, você será apresentado ao tópico que você está ansioso para aprender – programação. Aqui você aprenderá diferentes tipos de processos de programação, estilos e métodos. Você aprenderá os diferentes tipos de programação, incluindo concorrente, funcional, declarativa (orientada a eventos), imperativa, orientada a objetos e análise.

Provavelmente os próximos tópicos que você aprenderá são os componentes básicos de cada programa de computador, como o código-fonte e a API ou interface de programação de aplicativos. Você também aprenderá como a instrução é realizada para comandar um computador para executar um determinado conjunto de instruções.

Você também aprenderá linguagens de programação, que o apresentarão ao tipo de linguagem em que você escolheu se especializar. Seu instrutor também pode apresentar à sua classe uma comparação simples dos diferentes tipos de linguagens em uso hoje aprender os tipos de idiomas que perderam o favor ou já estão obsoletos. Você aprenderá semântica, dialetos e teorias.

É também aqui que você começará a aprender a programar ou escrever códigos. Embora seu aprendizado neste momento consista em palestras, uma boa parte de sua aula será dedicada ao trabalho prático para que você possa começar a praticar o que o instrutor lhe ensinou. É assim que seu progresso como programador de computador será avaliado.

O processo de programação

Um dos primeiros tópicos que você encontrará ao aprender programação de computadores é o processo com o qual códigos e linguagens de computador são projetados e produzidos. O processo de programação inclui várias etapas, como:

  • 1. Definição do problema.
  • 2. Desenho ou plano da solução.
  • 3. Desenho do código a ser utilizado para o programa.
  • 4. Teste e avaliação do programa.
  • 5. Documentação.

Depuração, teste e manutenção

Provavelmente, a lista final de tópicos que você aprenderá como sua introdução à programação de computadores é a aplicação. Nestes tópicos, você aprenderá como testar o programa que escreveu, identificar e localizar quaisquer erros e corrigi-los.